Páginas

8 de fevereiro de 2012

Dicas para um cabelo perfeito

Oi gurias! Hoje venho compartilhar com vocês alguns segredinhos sobre cuidados com os cabelos.
Gurias, eu já odiei meu cabelo, mas hoje gosto muito dele assim comprido, e (modéstia parte) sempre recebi elogios sobre ele.E confesso que nunca tive muitos cuidados com o cabelo, sempre usei o básico do básico, ou seja: shampoo, condicionador e lá de vez em quando (quando queria deixar ele secar naturalmente) um creme de pentear pra 'amassar' ele. Depois que me tornei uma 'super vaidosa' comecei a ter mais cuidados, parei de pintar deixei ele ficar 100% natural de novo e até que um dia enjoei, me olhei no espelho e resolvi mudar. Coisas de mulher, não é mesmo?!  Enfim, hoje tenho mechas californianas e gosto muitoo, sei que está saindo de moda, mas não dou bola, não sigo a moda fielmente! Então, de um tempo pra cá, devido às mechas, notei que ele estava demais ressecado (e eu não tenho costume de cortar de 2 em 2 meses como é o correto) então resolvi dar uma atençãozinha melhor às madeixas. Aqui passo pra vocês alguns cuidados simples que podemos fazer em casa mesmo (como por exemplo, evitar hábitos errados) pra melhorar a aparência dessa arma feminina que é o cabelo!
Vamos lá?
  • O trato começa no banho
Invista em uma boa dupla de shampoo e condicionador. O shampoo para cabelo danificado ou tingido deve ter o pH baixo, o que evita deixar as escamas abertas, já o condicionador é bom que tenha ativos hidratantes e reconstrutores como a queratina, as ceramidas, o d-pantenol e o silicone.
  • Encontre o ativo ideal para você
Descubra se seu cabelo precisa de uma hidratação ou uma reconstrução.
Quem abusou de praia, piscina, sol, chapinha, secador ou quem tem mechas suaves deve usar uma máscara de tratamento hidratante, que contém óleos de frutas, de oliva, amêndoa, argan ou manteigas como a de karité, elastina e algas também proporcionam brilho e maleabilidade.
Já a reconstrução é indicada para o cabelo que passou por processo químico (alisamento, tintura, relaxamento, descoloração) e portanto teve as cutículas danificadas. Os melhores produtos levam na fórmula proteínas, como queratina, que repõem a massa dessa camada como se fosse um cimento e o ideal é usar uma vez por semana.

  • Aplicação correta
Antes de espalhar a máscara ou outro produto hidratante nos fios, retire o excesso de umidade com uma toalha, assim os ativos não ficam diluídos na água e agem de forma mais eficaz, depois penteie o cabelo para distribuir o produto uniformemente e deixe agir pelo tempo recomendado, deixar mais tempo não interfere no resultado, enxágue muito bem para não deixar resíduos, pois eles ressecam os fios.
 

Agora o manual do lava e seca em 10 passos:
  1. Regule a temperatura da água, ela não pode ser quente demais pois o calor estimula a produção de oleosidade.
  2. Coloque o shampoo na palma da mão, esfregue uma na outra e depois leve o produto à cabeça, isso evita que o produto se acumule em um ponto do cabelo.
  3.  Use a ponta dos dedos, fazendo uma leve pressão para lavar o couro cabeludo.
  4.  Não esfregue o comprimento do cabelo, a espuma que escorre já é suficiente para deixar as pontas limpas e dessa forma evita os nós e a quebra dos fios.
  5.  O condicionador alinha as cutículas, por isso é fundamental até para o cabelo oleoso, é só aplicar nas pontas.
  6. Antes de enxaguar, penteie o cabelo, isso contribui na hidratação dele, pois espalha melhor o condicionador e ajuda a fechar as escamas do fio.
  7. Seque os fios delicadamente com uma toalha, até ela absorver o excesso de umidade. 
  8. Vai escovar? Antes de colocar o secador na potência máxima, retire a umidade restante na temperatura fria, isso diminui o tempo que o cabelo ficará exposto ao calor, evitando os danos.
  9.  Vire o bocal do secador para baixo enquanto estiver secando os fios, dessa forma, com o vento nessa direção, você consegue reduzir o volume do cabelo já na secagem.
  10.  Dê um jato frio no cabelo para terminar, o truque ajuda a fechar as escamas da fibra capilar e aumenta o brilho dos fios.
Outra dica é usar a máscara de tratamento, se preferir, diariamente mas não deixe de usar o condicionador. O shampoo abre as escamas do fio pra receber os nutrientes que a máscara vai repor e o condicionador, então, fecha as escamas do fio.
E para finalizar, muitas celebridades estão aderindo à desintoxicação capilar, elas contam que de tanto usar chapinhas, secadores e finalizadores o cabelo ficou pesado e oleoso na raiz, então uma vez por semana elas usam um shampoo anti-resíduos, esse tipo de cosmético remove o excesso de produto que se depositou sobre o fio, mas não é indicado para quem faz escova progressiva, pois retira o efeito da escova mais rapidamente.
 Produtos que uso nos cabelos:
  1. Shampoo Dove Proteção Térmica
  2. Máscara de hidratação Tutano + D-Pantenol Haskell
  3. Condicionador Dove Proteção Térmica
  4. Mousse Fixa Forte Neez (só uso quando vou fazer baby liss ou quando quero "amassá-lo" e deixar secar naturalmente)
  5. Óleo Reparador de Pontas Avon (uso depois de seco pra tirar o frizz, somente nas pontas)
Espero que vocês gostem gurias!!!
Beijos

0 comentários:

Postar um comentário